Professores

 

 

OS PROFESSORES DA ELPO

 

 

     O Prof. Dino dos Santos é licenciado em Língua e Literatura Brasileira e Inglesa pelo CEUB. Tem mestrado em Linguística pela UnB, onde foi professor assistente do Departamento de Letras e Tradução. Ademais, o professor Dino dos Santos foi consultor legislativo da Câmara Legislativa do Distrito Federal e assessor especial dos Senadores Marconi Perillo e Ciro Miranda. Autor dos livros para concursos Provas Discursivas: Estratégias e Discursos Parlamentares: Estratégias. Dedica-se à preparação de candidatos para a prova discursiva de diferentes concursos há vinte anos.

 

 

     O Prof. Edson Couto está lotado na taquigrafia do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios há mais de 10 anos. Hoje exerce a função de supervisor da revisão das notas taquigráficas relacionadas aos discursos proferidos pelos desembargadores do tribunal e outras autoridades. Ministra cursos de gramática e texto há 25 anos, preparatório para concursos e cursos de capacitação profissional, em órgãos como o Superior Tribunal de Justiça, Tribunal Regional Federal da 1ª Região, Câmara Legislativa do Distrito Federal, Banco do Brasil, JICA (Japan International Cooperation Agency). Trabalhou na Taquibrás, maior escola de taquigrafia do país, onde desenvolveu novas técnicas para ensinar a Língua Portuguesa. É formado pela Universidade de Brasília, Letras-português, em 2003. Na universidade desenvolveu pesquisa de ensino na área da Linguística Gerativa, sob os influxos da saudosa professora doutora Lúcia Lobato, com quem teve a oportunidade de compreender como a língua se estrutura, conhecimento esse presente nas aulas.

 

 

     O Prof. Maurício Lemos Izolan é formado em Letras-português pela Universidade de Brasília (UnB – 1992), onde também fez mestrado em Teoria da Literatura (1994-1996) e foi professor substituto de Literatura (1999-2000). Posteriormente, foi professor da Universidade Católica de Brasília (2000-2014) e, concomitantemente, no período entre 2000 e 2006, fez o doutorado em Literatura Brasileira na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professor de cursos preparatórios e escolas particulares de ensino médio e superior. Atualmente, é coordenador do curso de Letras das Faculdades JK, onde também é professor da pós-graduação, e é professor efetivo da SEDF. Participou de mais de 200 bancas de apresentação de trabalhos finais como orientador e avaliador e publicou o livro didático de Língua Portuguesa, volume 3 (Nível Médio), da Editora Edebe, além do ebook A letra e os Vermes (O jogo irônico de ficção e realidade em Machado de Assis), disponível no domínio público de Machado de Assis hospedado no sítio do MEC.

 

 

A Professora Rosane Queiroz Galvão é mestre em Linguística pela Universidade de Brasília, desenvolve estudos em análise crítica do discurso, semiótica social e multimodalidade, com enfoque em discurso político e midiático.
É graduada em Direito pelo Centro Universitário de Brasília e especialista em Língua Portuguesa e em Português Jurídico pela Universidade Cândido Mendes (UCAM), Rio de Janeiro. Encontra-se inscrita na Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional do Distrito Federal, sob o número 14.127. Diretora e professora de gramática, texto e redação, no período de 2007 a 2013, na Academia de Línguas e Letras.
Como servidora pública, exerceu o cargo de analista judiciário, função taquígrafa/revisora, no Tribunal Superior do Trabalho, de 1991 a 1996. De 1996 até a presente data, ocupa o cargo de analista legislativo (taquígrafo) no Departamento de Taquigrafia da Câmara dos Deputados, onde exerce a função de supervisora de pronunciamentos.